Turismo Religioso
Portugal é um roteiro de templos, cultos e festas religiosas que podemos percorrer cheios de fé ou duma espiritualidade de raiz mais universal, seja em busca do sagrado ou de nós próprios.
Começando por Fátima, Capital da Paz e um dos principais locais de peregrinação mariana de todo o mundo, são muitos os motivos de visita, desde a rota das catedrais à descoberta de singelas ermidas e capelas de invocação ao padroeiro local.
Nota:
- Todos os programas estão sujeitos a disponibilidade no ato da reserva;
Preços e detalhes dos programas sob consulta.
Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima, em Leiria, é o principal destino do turismo religioso em Portugal.
Visitaremos os grandes centros religiosos e instituições de ensino de Portugal nesta excursão guiada à Fátima e Coimbra. O nome “Fátima”, supostamente, se deve aos Mouros, mas a cidade é mais conhecida por suas aparições da Virgem Maria para três crianças em 1917. Desde que o milagre foi reconhecido pelo Vaticano em 1930, três papas estiveram em Fátima em cinco ocasiões diferentes. Iremos visitar a Basílica e o Santuário de estilo neoclássico e, se for de sua escolha, pode assistir a uma missa no Santuário.
Desfrute de um tempo livre para o almoço no agitado centro da cidade, que reúne milhares de peregrinos e inúmeras opções de compras. Em seguida, continuaremos até Coimbra e visite a Catedral da Sé Nova para conferir a única igreja de Portugal que se manteve praticamente intacta após a Reconquista.


O Santuário do Bom Jesus em Braga
No último milênio, a cidade tornou-se numa das referências mais importantes para a religião católica. Serviu como sede dos arcebispos e possui a catedral mais bonita de Portugal. Somando-se à religiosidade e ao conjunto incansável de igrejas, a cidade possui dois santuários na colina ao lado, que juntamente com a catedral formam o triângulo de fé que descobriremos.
Este passeio é orientado para a visita e conhecimento detalhado dessas maravilhosas obras arquitetónicas, marcos da religião católica na região
A nossa jornada começa com uma visita à Catedral da Sé de Braga. A construção foi encomendada por Teresa de Leão (primeira mãe do rei em Portugal) no século XI. Então, podemos dizer que é a mais antiga e, sem dúvida, uma das mais bonitas! Faremos uma visita à Igreja Matriz, capela Piedade e áreas externas no 1º vórtice do triângulo da fé. Como opcional, é possível a visita completa a todas as capelas agregadas à catedral e ao coro / museu.
Seguiremos para o Santuário do Bom Jesus:
Património Mundial da UNESCO desde 2019, este conjunto de escadas e basílica cria uma vista e detalhes impressionantes que marcam a visita. Este é outro vórtice do triângulo da fé que fica a cerca de 6 km do centro da cidade e oferece uma excelente vista da cidade e contato com a natureza.
Continuaremos a visita para o Santuário do Sameiro que fica na parte mais alta da colina, ao lado de Braga. A partir daí, podemos obter uma incrível vista de 360º. Além disso, descobriremos toda a história e patrimônio desde a fundação do século XVIII e toda a área mística do entorno.



fotos de www.cm-braga.pt
Possibilidade de almoço da cidade de Braga
Visitas opcionais:
Percurso 1+2+3 (Tesouro-Museu + Capelas e Coro + Catedral)
Percurso 1 + 2 (Tesouro-Museu + Capelas e Coro )
Percurso 1 + 3 (Tesouro-Museu + Catedral)
Percurso 2 + 3 (Capelas e Coro + Catedral)
Santuário do São Bento da Porta Aberta
No Gerês, mais propriamente em Terras de Bouro, para além de poder conhecer um pedaço do Parque Natural do Gerês ficará ainda muito surpreendido com o imponente Santuário do São Bento da Porta Aberta. Lugar que vale sempre a pena visitar quer pela sua grandiosidade quer pela envolvência.
Passeio tranquilo para visita do local e tempo livre para assistir às cerimónias religiosas. Almoço servido em restaurante local.
Em opção poderá aproveitar a sua visita ao Santuário para permanecer mais algumas horas no Gerês e usufruir das suas lindas paisagens.

foto de http://turismoenportugal.blogspot.com/
Igreja de Santa Luzia, em Viana do Castelo
Ainda a norte de Portugal, é imperdoável não conhecer a Igreja de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Erigida no alto da cidade, com uma vista soberba, este local religioso é grandioso e de uma beleza incontornável.
Quer para quem visita Viana do Castelo quer para os seus habitantes, subir o monte de Santa Luzia é sinal de devoção e simultaneamente uma experiência sempre diferente no que diz respeito ao turismo religioso em Portugal.
Chegada a Santa Luzia, é tempo para visitar o Santuário majestoso que domina o horizonte da cidade. Seguiremos a nossa viagem para a Catedral de Santa Maria Maior (também conhecida como Catedral de Santa Maria Maior) também chamada de Catedral de Viana do Castelo.
Se assim o desejar poderá optar por almoçar em Viana do Castelo e aproveitar mais algum tempo das suas lindas paisagens e do seu riquíssimo centro histórico.

foto de jlrsousa
Igreja de São Gonçalo, em Amarante
Com o rio Tâmega a seus pés, a Igreja de São Gonçalo, em Amarante vai fazê-lo apreciar cada canto e cada escultura. Com uma beleza muito própria e com uma envolvência muito melancólica é sempre um passeio muito agradável.
Seguiremos a visita para o espaço do convento que se estende por três claustros que se podem também visitar. Cá fora, umas enormes praças com algumas esplanadas convidam a ficar ali algum tempo a contemplar a fachada lateral da igreja e a observar as movimentações.
Amarante é uma cidade pequena, cujos pontos de interesse turístico estão bastante concentrados no seu centro histórico. Assim, a melhor coisa a fazer será estacionarmos o carro e passear a pé. Toda a envolvente, abençoada pelo Rio Tâmega, é um misto de história e natureza.
Se assim o desejar poderá optar por almoçar em Amarante e aproveitar mais algum tempo das suas lindas paisagens ou do seu riquíssimo centro histórico!

Foto de Susana Ferreira