Serviço Combater a Solidão
A solidão nos idosos é um dos problemas que mais afeta a população idosa em Portugal e traz consequências nocivas à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e pode ter o mesmo impacto que o stresse crónico na nossa saúde cerebral. Também pode afetar os sistemas endócrino e imunológico, o que pode contribuir para o aparecimento de doenças tais como demência e doença de Alzheimer.
Existem ainda doenças mais comuns associadas à solidão: a hipertensão arterial, as infeções repetidas, a ansiedade e a depressão, alteração do açúcar no sangue, predisposição ao desenvolvimento de cancro, insónia e dificuldade para dormir, dor nos músculos e nas articulações.
O papel mais importante da Avós do Coração, para que a solidão não persiste ou não existe, é apostar no convívio social e ocupar os tempos livres dos nossos clientes com diversas atividades, porque estão diretamente relacionados à qualidade de vida. Um idoso que sabe que tem quem se preocupa com ele viverá mais e melhor.
Se você ou um dos seus familiares sofre de solidão, a Avós do Coração irá contribuir para colmatar esse sentimento, sugerindo um rol de atividades diversas e apaixonantes ao gosto de cada um.
“A solidão é muito bela, mas quando se tem perto de si alguém a quem o dizer.” Gustavo Bécque
Em que consiste o serviço
- Lutar contra a solidão através de visitas regulares para: falar e receber atenção, ler, ouvir música, jogar as cartas, jogos de mesa, sopas de letras, permitindo exercitar a parte cognitiva (atividades escolhidas pelo cliente).
- Visitas durante estadas hospitalares ou nos primeiros dias de alta pós-hospitalar.
- Possibilidade de manter o contato a distância, com um filho, amigo ou familiar, através de videochamadas, com o apoio das novas tecnologias (Skype, Messenger, entre outros).
- Apoio na documentação administrativa: Tratamento de formalidades relacionadas com documentos, gestão do correio, preenchimento de formulários, envio de emails para tratamento de assuntos relacionados com o cliente, pedidos de adesão aos cartões de fidelidade, classificação e arquivo dos documentos, suporte a gestão privada, pedido de vistos, passaportes, troca de vales.
- Subcontratar os serviços necessários para pequenas reparações domésticas: pichelaria, eletricidade, jardinagem, entre outos. Ajuda na reorganização da casa (aluguer ou compra de material ortopédico e teleassistência)
- Ensinar a utilizar o telemóvel.
- Aquisição de bens e serviços (compras alimentares e outros, pagamento de serviços, entre outros).
- Aprendizagem: como lidar com o luto.
- Acompanhamento ao exterior para passeio (a pé ou de carro).
Em vez das visitas presenciais o serviço também poderá ser efetuado online por vídeo chamada (Zoom, WhatsApp, Messenger, etc)
